Nessa coletânea, o leitor encontrará um conjunto de artigos que aborda experiências do grupo PIBID-Educação Física que integra o projeto PIBID-UFSCar. Os textos desvelam uma prática pensante, reflexiva em que os atores e atrizes do processo, fundamentalmente os/as licenciados/as, compartilham saberes e conhecimentos produzidos no cotidiano de ações didático-pedagógicas nas aulas de Educação Física em duas escolas públicas parceiras do PIBID-UFSCar. Os artigos estão encharcados da experiência pessoal e coletiva de quem vivência e/ou vivenciou os limites e possibilidades que o PIBID nos apresenta ao refletirmos a formação de professores e a docência na área da Educação Física. A aproximação dos/das licenciandos/as com o contexto de trabalho e, consequentemente com as vicissitudes da prática pedagógica tem se mostrado essencial ao processo de formação desses futuros professores. Não obstante, também provoca deslocamentos nos professores que tem o compromisso de acolher esses estudantes. A consciência de que a formação do professor está em constante movimento; não se encerra na formação inicial nem tampouco numa formação técnica. Nessa direção, oportuniza que professores em exercício e futuros professores de Educação Física possam dialogar com os saberes e conhecimentos resultantes dessas vivências aqui apresentadas. Desejamos uma excelente leitura à todos e todas.