Este livro apresenta a estruturação da pós-graduação em Educação Física no Brasil, identificando a origem daquela que tem como sujeito a pessoa em condição de deficiência, privilegiando os aspectos históricos, políticos e sociais que compõem o seu contexto. Na construção que realiza, os objetos privilegiados foram: pós-graduação; pesquisa; Educação Física; atividade motora adaptada (AMA); pessoa em condição de deficiência; conhecimento. A pesquisa stricto sensu em Educação Física envolvendo AMA mostra-se corajosa, uma vez que aborda justamente àqueles em condições de desvantagens em relação aos movimentos padrões estabelecidos ao longo do desenvolvimento da Educação Física. Contudo, é importante salientar que o perfil que apresenta foi construído como produto e processo de um grande complexo contextual amplo e dinâmico, com diversos fatores contribuintes, os quais o estudo que resultou nesse suporte teórico levou em conta. Os autores tiveram como intenção possibilitar informações sobre os programas avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo MEC, e, ainda, oferecer importantes informações quanto às características das pesquisas em AMA, o que poderá contribuir de forma significativa para avanços na área, tornando-se uma nova opção de auxílio a futuros estudos sobre o assunto.