Este livro é um documento histórico sobre os esforços dos pioneiros da Revolução Russa de 1917 ante a tarefa de recriar o seu sistema educacional. O livro fornece pistas sobre o papel da escola na formação das crianças e jovens e mostra como ela muda sua forma e seu conteúdo quando orientada pelos interesses e objetivos da classe trabalhadora - ou seja, reorganiza sua atuação para formar lutadores e construtores de uma nova sociedade. Pistrak, um dos líderes desta empreitada, relata, neste livro, os esforços de um grupo de educadores comprometidos com a recriação da nova escola soviética. O texto é uma obra coletiva de professores que trabalhavam com Pistrak na Escola-Comuna, uma escola experimental-demonstrativa do Ministério da Educação. A primeira parte, coletiva, reúne os fundamentos teóricos, e a segunda parte apresenta a visão de cada um dos professores das várias disciplinas escolares. Um capítulo introdutório, escrito por Luiz Carlos de Freitas, da Unicamp, situa os autores e os esforços destes pioneiros da educação russa, bem como mostra a visão crítica de Pistrak sobre estes passos iniciais da educação soviética, pouco antes de ser assassinado em 1937.