Em alguns momentos de nossa carreira ficamos descontentes com as produções no campo da Educação Física Escolar, que se propõem a falar sobre a escola ao invés de falar com a escola e a partir dela escutar as vozes dos aprendentes e ensinantes para mobilizar ações de colaboração efetiva. O conjunto das práticas educativas e das descobertas que compõem esta tão desejada obra serviu para ampliarmos conhecimentos e formas de participação nos nossos contextos específicos de trabalho na escola. Também potencializou nossas escutas sensíveis, que interferem nos caminhos que desejamos traçar para compreender criticamente e gostar de saber ainda mais com a Educação Física. Nossa experiência vivida e vívida é o que narramos e que fazemos ecoar em alta voz ao longo dos dez capítulos que compõem este livro. São reflexões que vêm nos tocando e nos afetando como seres humanos de desejos, curiosos(as), criativos(as), corajosos(as), cultos(as) e criteriosos(as) há mais de dez anos! Com nossas reflexões e teorizações das práticas, desejamos encorajar outros(as) professores(as) a fazerem do seu jeito. Optamos por compartilhar nossas expectativas e anseios, de modo coletivo, pois sozinhos(as) sucumbiríamos diante dos obstáculos. Há desafios muito complexos na Educação Física Escolar e seriam maiores se não fossemos parceiros(as) críticos(as) um(a) do(a) outro(a). Tratamos neste livro, de modo propositivo, muitos pontos de convergência e caminhos que temos percorrido na perspectiva dos blocos de conteúdos temáticos, que revisitamos constantemente ao investigarmos o próprio trabalho nas escolas como professores(as)-pesquisadores(as).