O livro traz o Estágio Supervisionado como prática profissional e amplia o campo da observação de problemas reais, vividos pelas organizações. Nesta perspectiva, o Estágio passa a funcionar como o espaço da indagação e do questionamento, para buscar as soluções reais, simples e eficazes, por meio da pesquisa aplicada realizada pelos estudantes. Desenvolvendo habilidades investigativas no Estágio, os estudantes passam a ter um observatório de situações-problema, utilizando o TCC para resolvê-las. Ao mesmo tempo, o livro oferece o caminho para se pensar as Ciências aplicadas de gestão e negócio, bem como o planejamento da pesquisa na área - o Projeto - e as modalidades de TCC: Resenha, Artigo, Relatório de Estudos de Caso e Monografia. Dessa forma, o livro contribui para a formação dos estudantes da Educação Superior, principalmente em cursos de formação de gestores e de negócios, e àqueles que, de alguma forma, são parte ou responsáveis pela tarefa de preparar pessoas para o mercado de ocupações profissionais e para vida.O livro apresenta uma proposta de aplicação da disciplina Estágio no contexto dos cursos de graduação e licenciaturas, principalmente, nos bacharelados da área de gestão e negócios, como Administração, Ciências Contábeis, Marketing, entre outros. Vinculando a teoria e a prática de formação, vê-se na cientificidade a união perfeita entre Estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para fundamentar a proposta, passa-se pelas habilidades e competências requeridas aos profissionais da área, bem como pela legislação que determina as atividades de práticas profissionais em cursos de graduação, principalmente, os vinculados à área de gestão. Como solicitação em avaliações externas de cursos de graduação nesta área, por órgãos reguladores, torna-se mais que uma proposta a ser implantada que, ao mesmo tempo, prepara os futuros egressos desses cursos e também resolve o vácuo existente na confecção dos trabalhos de final de curso, em que o estudante realiza um trabalho acadêmico sem apego às suas experiências profissionais. Mais que isso, o conteúdo desenvolvido apresenta conhecimentos da Metodologia Científica, que vão desde as formatações técnicas da ABNT para um trabalho acadêmico-científico, até as modelagens do TCC, como a Resenha, o Relatório de Pesquisa Aplicada (estudos de caso), Artigo e Monografia. Assim, acredita-se contribuir à formação dos estudantes da Educação Superior e àqueles que, de alguma forma, são parte ou responsáveis por essa tarefa.