Este livro apresenta de maneira inovadora o emergente campo da ética comportamental aplicada às empresas. Trata-se de uma nova área que visa a compreender o que pode levar pessoas comuns como eu ou você a agir de maneira antiética ou até mesmo ilegal nas organizações, assim como evitar que isso aconteça. O tema é apresentado com uma abordagem leve e prática, unindo o estado da arte nos campos da psicologia social e neurociência a situações concretas do mundo dos negócios extraídas de diversos escândalos de corrupção, fraudes e desastres ambientais. Após compreendermos como determinados ambientes empresariais induzem pessoas com bons valores a se tornarem eticamente cegas, o livro apresenta um conjunto de soluções efetivas para criarmos sistemas nos quais a conduta ética de executivos e colaboradores seja algo voluntário, habitual e automático. Essas soluções, baseadas no processo de desenvolvimento humano de líderes mais conscientes, cultura que desperte o melhor das pessoas e busca por um propósito maior além do resultado financeiro constituirão o novo paradigma para a boa gestão e governança das empresas no Século XXI. Promover um comportamento genuinamente ético no ambiente empresarial indo além do mero cumprimento das normas é o principal desafio global de nossa época. Em caso de sucesso, teremos um mundo muito melhor para todos nós.Este livro apresenta de maneira inovadora o emergente campo da "ética comportamental" aplicada às empresas. Trata-se de uma nova área que visa a compreender o que pode levar pessoas comuns - como eu ou você - a agir de maneira antiética ou até mesmo ilegal nas organizações, assim como evitar que isso aconteça. O tema é apresentado com uma abordagem leve e prática, unindo o estado da arte nos campos da psicologia social e neurociência a situações concretas do mundo dos negócios extraídas de diversos escândalos de corrupção, fraudes e desastres ambientais. Após compreendermos como determinados ambientes empresariais induzem pessoas com bons valores a se tornarem eticamente cegas, o livro apresenta um conjunto de soluções efetivas para criarmos sistemas nos quais a conduta ética de executivos e colaboradores seja algo voluntário, habitual e automático. Promover um comportamento genuinamente ético no ambiente empresarial é o principal desafio global de nossa época.