O cenário cada vez mais competitivo que permeia o ambiente onde se inserem as organizações acaba por exigir pessoas mais flexíveis, com visão multidisciplinar e atentas para estar no comando. Não raro, o desafio que se coloca é: como desenvolver competências e habilidades para um "pensar" matematicamente para a tomada de decisões em tempos de mudanças? Visando solucionar este problema, nasce esta obra a partir da necessidade verificada em sala de aula e em conversa com alunos, professores e dirigentes de escolas voltadas para a gestão, da criação de vínculo entre a matemática e os diferentes componentes da organização curricular. Os referenciais teóricos que fundamentaram a estrutura do livro são variados e as repercussões na utilização da abordagem proposta objetivam superar a visão mecanicista e fragmentada da realidade do ensino em várias áreas do saber. O pensamento analítico, linear e racional enfatiza as partes e não a relação entre elas, valorizando a memorização. A educação do futuro é aquela que permite um conjuntos de ações estruturalmente integradas, buscando a textualização, valorizando a criatividade, estimulando os desafios e contribuindo para a formação do pensamento sistêmico dos futuros gestores.