A autora, francesa de origem, formada em dança clássica, está no Brasil desde 1980. As circunstâncias particulares de sua vida a orientaram para a progressiva descoberta de outras tradições de dança e do alcance terapêutico proveniente da integração do corpo na unidade psíquica e espiritual do ser humano.

Desenvolve um trabalho de consciência, de se estar presente aqui e agora, de se estar inteiro a cada momento, abrangendo o ser humano em suas dimensões corporal, psíquica, emocional e espiritual, todas juntas (sem alternância). Compreendeu que através do corpo se pode atingir esse propósito, porque nele está registrada toda a nossa história de vida, desde que esse trabalho passe pelo resgate sensorial, pelo desbloqueio emocional (um trabalho terapêutico), pela sensibilização artística (como a dança, que inclui disciplina e coordenação motora para a expressão e o domínio de si) e pela abertura espiritual.

O ser humano se liberta, assim, de suas limitações interiores e passa a se relacionar melhor com o mundo, tornando-se capaz de contribuir para a humanidade. O livro desenvolve o processo básico de uma abordagem corporal, integrando os aspectos emocional, mental e espiritual. É endereçado desde a pessoas mais simples até a intelectuais, por ser fácil de ler e compreender e pelos exercícios claros que apresenta.

Por contribuir para melhorar a qualidade de vida, serve tanto para uma dona de casa quanto para executivos e empresários; serve também para bailarinos, atores e cantores, que buscam o conhecimento e o domínio de si mesmos; e ainda para os religiosos que pretendem resgatar o corpo como o "templo do Espírito" e superar o velho dualismo espírito/corpo. É apresentado e recomendado por professores de dança, terapeutas corporais e liturgistas, tal a amplidão do leque das pessoas que podem se beneficiar dos princípios e das práticas desenvolvidos no livro.