Este livro aborda as principais condutas que uma empresa adota para ter sucesso na gestão de seus produtos , mercados e negócios. Destaca a forma como foi estruturado o critério de entendimento e estudo da questão do ciclo de mercado e de consumo , que é a base do sucesso de um produto - desde a concepção até a sua transferência do fabricante aos canais de revenda e ao consumidor. O texto enfatiza a importância que os conceitos estudados propiciam aos profissionais que desejam implementar uma administração com base na gestão de comunicação integrada de marketing e formular estratégias que levam suas empresas à conquista e à fidelização de clientes. A aplicação desses conhecimentos vai possibilitar uma gestão melhor dos elementos disponíveis e a tomada de decisões , as quais irão se transformar em ações de marketing para o apoio a vendas , otimizando os investimentos da empresas. Os temas tratados foram desenvolvidos nos 11 capítulos que integram a obra e que estão assim discriminados : visão de empresa; o mercado, o consumidor e a comunicação; planejamento estratégico da comunicação integrada de marketing; gestão financeira da comunicação de marketing; ética e legislação na comunicação de marketing. Obra de referência para disciplinas ligadas à comunicação de marketing dos cursos de Comunicação Social (habilitação em Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo), de Marketing e de Administração. Recomendada também como guia de consulta para profissionais que desejam implementar uma administração com base na gestão de comunicação integrada de marketing.