Este livro valoriza a monografia como chance de desenvolver capacidades valiosas para toda a vida, recusando-se a vê-la só como o desafio final dos cursos de graduação e pós-graduação. Por isso, ele frisa que a pesquisa científica permite aprimorar os três princípios organizadores da realidade intelectual: conhecimentos (informações organizadas e estruturadas), habilidades (para a transformação do conhecimento em resultados) e competências (compreensão de si e da realidade para saber fazer acontecer). Todos os capítulos têm como pressuposto a visão da metodologia científica como ferramenta para a conquista da autonomia intelectual. A pesquisa não só é uma atividade criativa como também uma mola-mestra do aprender a aprender. Portanto, o texto busca aperfeiçoar as capacidades inerentes ao pensamento crítico, como a análise de dados, a resolução de problemas, a criação de novas idéias e a conexão de informações. Resultado de uma longa experiência acadêmica do autor, este livro aborda o processo ensino-aprendizagem segundo novos paradigmas da ciência e apresenta conteúdos indispensáveis para a elaboração de projetos de monografia, como os tipos de pesquisa, a estrutura do trabalho acadêmico e as normas da ABNT. A maioria dos capítulos ainda propõe atividades complementares visando à construção do conhecimento científico.Prefácio.