Tema central na história da educação ocidental dos dois últimos séculos, os sistemas nacionais de ensino foram sendo implantados nos principais países formando uma espécie de consenso tácito que os converteu no objeto de uma nova disciplina pedagógica: a educação comparada. No entanto, no Brasil, esse tema vem sendo objeto de variadas controvérsias, o que justifica sua análise nesta coleção Polêmicas do Nosso Tempo. Incorporando aspectos da produção do autor desenvolvida ao longo de quarenta anos em torno de questões referentes ao Sistema Nacional de Educação e ao Plano Nacional de Educação, este livro constitui-se em um valioso auxílio a todos que se encontram empenhados em se inserir ativa e criticamente no processo de preparação e realização da II Conferência Nacional de Educação (Conae-2014). Considerando que o tema central tanto da primeira como da segunda Conae articula o Sistema Nacional de Educação com o Plano Nacional de Educação, a presente obra, ao versar sobre esse momentoso tema, revela-se extremamente atual, abrindo, ao mesmo tempo, perspectivas de longo prazo, tendo em vista o objetivo de instituir em nosso país um sólido Sistema Nacional de Educação, que, operando segundo planos consistentes, se destina a assegurar uma educação qualitativamente significativa às novas gerações atuais e futuras.