Conforme as palavras de Carlos Skliar, não é nada fácil encontrar na literatura pedagógica destas épocas um espaço aberto para a multiplicidade de perguntas, dúvidas e perplexidades que a tarefa de educar invoca e provoca a cada momento. Eis que se afigura, na obra deste inquieto pensador, pesquisador e educador, um sensível espaço de reflexão sobre o ato de educar. Ato que envolve o tempo do educador de muitas maneiras: no traçado de um planejamento, nas pautas avaliativas, na extensão de um conteúdo, no alfabetizar, no encontro com a infância, a juventude, a adultez, no encontro com o outro... Todos esses assuntos (ou um só: uma educação digna?) compõem este livro: ensinar, avaliar, aprender, diferenças, ética, inclusão, surdez, alteridade, infâncias, ler, leitura, escrever, escrita... Não, este não é um livro para ler, mas para escutar. Escutar os pensamentos que a escrita sensível do autor suscita em cada leitor. [...]