O II Colóquio Internacional em Imagem e Sociabilidade (II CIS), realizado em Belo Horizonte, em maio de 2011, deu sequência às reflexões e questões suscitadas no primeiro colóquio e se debruçou sobre o conceito de acontecimento e suas reverberações ? entendidas tanto como as propagações de um fenômeno concreto quanto como as diversas possibilidades de aplicação do conceito em situações de pesquisa no campo da Comunicação Social. A diversidade de temas e objetos tomados para análise nos vários textos aqui acolhidos demonstra o amplo leque de pesquisas que o conceito de acontecimento abre e fecunda. Especificamente no campo da Comunicação, as possibilidades levantadas por esse debate resultaram numa linha que se propõe a considerar a constituição dos acontecimentos como um aspecto da estruturação da experiência pública. Motivados por tal abordagem, pesquisadores do GRIS ? Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da Universidade Federal de Minas Gerais e de universidades parceiras do Brasil, da França e de Portugal apresentaram o conjunto de textos que, adensados pelas questões discutidas no colóquio, agora são apresentados ao público como contribuição ao avanço do pensamento comunicacional entre especialistas acadêmicos, profissionais e interessados em geral.