Esta obra é um encontro dialógico e reflexivo, de pesquisadores Brasileiros, Portugueses e Espanhóis, consolidado nos últimos anos e, que envolve Universidades e Secretarias de Saúde e de Educação, enleados por uma complexa rede de saberes e de compromissos com os processos inovadores potenciais à Educação. A partir desta convergência, o objetivo desta coletânea é abordar práticas inovadoras sinérgicas às TIC, como processos coletivos desenvolvidos por grupos escolares à criação de novas percepções de futuro, perspectivas de vida e de trabalho, pois a inovação requer engajamento, intervenção, trabalho e mobilização valores culturais, sociais, educacionais e humanos. Nesse sentido, as práticas inovadoras são embasadas em princípios de colaboração e de implicação à gênese da inteligência coletiva escolar, onde cada participante é um imigrante da subjetividade, desenvolvendo habilidades para lidar com diferentes realidades, respeitando as particularidades de cada escola e de cada sujeito, pois os laços sociais, nos diferentes tempos e espaços de saberes, mobilizam os sujeitos da escola, ética e colaborativamente (HETKOWSKI, 2014). Nas dinâmicas escolares coexistem elementos subjetivos e objetivos, nos fazeres e saberes de alunos e professores, superando a ideia de que existe um apartheid entre os pressupostos teóricos e as atividades práticas, pois o espaço da escola é dinâmico, vivo e experenciado por indivíduos ou coletivos, permeado por ações que orientam os fazeres desses sujeitos e, consolidam os cenários educacionais. Estas dinâmicas, mobilizados por sujeitos alunos, professores e pesquisadores, desvelam práticas inovadoras prenhes de possibilidades.