A coletânea apresenta uma série de textos que discutem como a Psicanálise pode apresentar uma outra perspectiva de trabalho para especialistas que atuam com crianças em diferentes campos. Esses especialistas, para quem o livro se dirige, são pediatras, professores, educadores e terapeutas. O livro discute ainda a formação desses profissionais, que precisam se colocar no avesso da posição em que os especialistas de hoje se colocam, se quiserem abordar e levar em conta a dimensão subjetiva presente nas crianças que estarão sendo tratadas ou educadas. O assunto tem importância porque vira do avesso as práticas contemporâneas voltadas para a educação e o tratamento de crianças, práticas essas que tendem a esquecer a dimensão subjetiva, a medicalizar em excesso e a fazer da criança um objeto de cuidados. Os textos falam do não se deixar ensinar dos alunos, falam de terapeutas de autistas que se deixam aprender com eles, mostram como a educação pode ser terapêutica. Relatam trabalhos em que os professores são formados à luz da Psicanálise e introduzem também relatos de pesquisas teóricas e empíricas. Este é um livro que ajuda os especialistas que trabalham com crianças a repensar suas práticas, fazendo-os se perguntar: O que está em jogo quando tratamos e educamos uma criança?