Actualmente, o mercado turístico não se con­cebe sem a Internet, e esta é interactividade, é resposta imediata às questões suscitadas pelo mercado em geral e por cada cliente em parti­cular. Estamos no tempo do "já". O gestor hoteleiro dos dias de hoje tem à sua disposição novas ferramentas que permitem, nomeada­mente, outras e mais eficazes formas de seg­mentar a procura; gerir a relação com os clien­tes, ou CRM; melhorar a rentabilidade, pelo Revenue Management; rentabilizar a presença na Internet pelo Search Engine Optimization, pelo Search Engine Marketing e pelo social media.Organizada em três partes distintas, Introdução à Gestão Comercial Hoteleira começa por abordar os conceitos de marketing e de mercado, à luz das realidades de hoje e da sua aplicação à realidade da gestão hoteleira, procurando depois aprofundar a análise dos princípios e das novas técnicas que estão subjacentes à acção de marketing na indústria hoteleira, apresentando, por fim, uma reflexão sobre a possível forma de realizar a acção comercial na hotelaria.Esta obra é, nesta perspectiva, a síntese de dois saberes: de uma especialista em Search Marketing, que tem a hotelaria como área de intervenção, e de um gestor hoteleiro. Destinada aos profissionais do sector turístico, que aqui poderão encontrar um motivo de reflexão sobre o caminho percorrido e a percorrer, na perspectiva de melhorar a rentabilidade das unidades hoteleiras portuguesas, e aos estudantes de turismo em geral, e de gestão hoteleira em particular, enquanto forma de iniciar um caminho que têm de percorrer na sua formação: o do reconhecimento de que a gestão das empresas implica um esforço permanente de busca de mais e melhor informação, de análise dos casos de sucesso, de reflexão crítica do onde estamos e para onde queremos ir.