Como ensinar Geografia para estudantes que dependem do tato, do olfato e da audição? E como ensinar estudantes que tem a visão, mas não a audição? Estes questionamentos levaram os professores Adriany e Sampaio a pesquisar sobre o Ensino e a Aprendizagem da Geografia voltados para atender a todas as pessoas, nas suas mais diferentes dificuldades e potencialidades. Com eles outros pesquisadores e pesquisadoras se dispuseram a pensar como poderiam colaborar e melhor atender estudantes com Déficit de Atenção, com Deficiência Física, Deficiência Intelectual e também com as Altas Habilidades. O objetivo de cada investigação busca principalmente conhecer a potencialidade do estudante, tomando como ponto de partida o conhecimento sobre a deficiência, mas tendo como limite as infinitas possibilidades da educação, do respeito e da solidariedade. Em conjunto, Sampaio, Wellington, Tatiane, Rosana, Roberta, Marina Beatriz, Fernanda, Fernanda, Ecione, Diones, Danúbia, Carolina, Angélica, Adriano e Adriany escreveram sobre suas inquietações e esperanças para uma Escola mais inclusiva, mais interessante e mais educativa para todos nós.