Cidades como Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Santos, Manaus e Belém, entre outras, tornaram-se importantes centros econômicos por causa de suas localizações estratégicas que permitiram receber grandes embarcações e, assim, movimentar o comércio com as mais diversas e exóticas mercadorias. Aos poucos, os antigos atracadouros foram se transformando em portos multifuncionais e em gigantescos complexos espalhados pela costa e por importantes rios brasileiros. A Carta Regia de 28 de janeiro de 1808, pela qual o príncipe-regente D. João decretou a Abertura dos Portos, representa um marco na história. A partir da assinatura desse documento, o Brasil começou a romper seus laços coloniais e seu isolamento político e econômico, ingressando no livre comércio internacional.Ao longo dos séculos, os portos brasileiros vêm protagonizando alguns dos mais notáveis episódios da história do País. Cidades como Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Santos, Manaus e Belém, entre outras, tornaram-se importantes centros econômicos por causa de suas localizações estratégicas que permitiram receber grandes embarcações e, assim, movimentar o comércio com as mais diversas e exóticas mercadorias. Aos poucos, os antigos atracadouros foram se transformando em portos multifuncionais e, mais recentemente, em gigantescos complexos espalhados pela costa e por importantes rios brasileiros. A Carta Regia de 28 de janeiro de 1808, pela qual o príncipe-regente D; João decretou a Abertura dos Portos, representa um marco extraordinário em nossa história. A partir da assinatura desse documento, o Brasil começou a romper seus laços coloniais e seu isolamento político e econômico, ingressando no livre comércio internacional. Hoje, os portos brasileiros se capacitam para atender navios transatlânticos cada vez mais pesados e com maiores calados; se ajustam para aprimorar as operações com contêineres e turismo marítimo; se equipam com modernas tecnologias e com terminais especializados - sinal de que a história portuária mantém seu curso rumo ao futuro.