Destinado a estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação e demais níveis que estejam envolvidos com o estudo do paradigma da programação orientada a objetos, este livro apresenta o histórico da linguagem e seus fundamentos de uso. Explica a programação orientada a objetos (POO) e inclui princípios de classe, objeto, atributo e método. Esclarece sobre a POO Aplicada, e detalha questões como herança, encapsulamento, escopo, visibilidade, poliformismo, construtores e finalizadores. Comenta a estrutura funcional básica, como plataforma de trabalho e etapas de criação de programas. Analisa as programações sequenciais, com decisões e com laços, além de linhas de comentário e operações de conversão de tipos de dados. Contempla métodos de operações matemáticas, manipulação de cadeias de caracteres e conversão de tipos de dados. Aborda o conceito de métodos e pacotes, e os tipos de arranjos (unidimensional, bidimensional, com argumentos e de classe). Discorre ainda sobre interface gráfica básica, interatividade, formulário com a Classe JFrame e a aplicações contextualizadas.