O tema de Direitos Humanos na Educação em Ciências surge como uma feliz comunhão entre campos de trabalho, valores e projetos de realidades construídos no tecer dos encontros e desencontros em uma época na qual a consciência da necessidade de formar professores de Ciências a partir de uma perspectiva de Direitos Humanos torna-se mais latente. Em 2013, foi lançado o livro Educação em Ciências e Direitos Humanos- reflexão-ação em/para uma sociedade plural (OLIVEIRA; QUEIROZ 2013), enfrentando discursos que afirmam que os Direitos Humanos pouco têm a ver com a Educação em Ciências. Entre os diversos discursos, o da ausência de formação para o trabalho com a temática nos levou a profundas reflexões. Em paralelo, o autor Roberto Dalmo participou do curso de extensão Direitos Humanos e Cidadania- Educando para a diferença, um curso promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ministrado pela equipe do Prof. Marcelo Andrade, professor da PUC-RJ. Nesse curso, tivemos o primeiro contato com a estratégia de oficinas pedagógicas com foco na Educação em os Direitos Humanos - que será detalhada ao longo do livro. Em seguida, =o autor Roberto Dalmo tornou-se professor da Universidade Federal do Tocantins e assumiu a disciplina Cultura brasileira e relações étnico-raciais para os cursos de licenciatura em Ciências Naturais, buscando trazer a concepção de formar professores de Ciências em uma perspectiva de Direitos Humanos a partir de oficinas 12 Entre as linhas da educação e da diferença pedagógicas. Para isso, foram produzidas doze oficinas apresentadas no presente livro.