A parte teórica do livro compreende dois assuntos: 1º - Filosofia da MBE, em que são feitas críticas construtivas aos seus aspectos epistemológico, assistencial e pedagógico (capítulo 1); e 2º - Bioética e MBE, em que se estudam as relações indissociáveis entre as duas matérias (capítulo 2). A parte prática é constituída pela sequência operacional da MBE, a saber: onde e como buscar as evidências ( capítulo 3), como avaliá-las (capítulo 4) e com aplicá-las, seja à clínica e ao ensino (capítulo 5), seja à produção científica (capítulo 6). O conceito de evidência vem sendo amplamente utilizado, não apenas nas disciplinas da área da Saúde, como também nos mais diversos campos de atividade: direito, economia, assistência social, educação e mesmo no mundo dos negócios. Neste sentido, vivemos a era da evidência. Por sua vez, a MBE é hoje um consagrado processo de prática, ensino e educação continuada. As considerações críticas aqui exaradas não lhe diminuem o mérito: apenas aprofundam suas raízes, iluminam melhor seus contornos e aparam suas exorbitâncias.