Atualmente tem se falado muito em "avaliação", tema que desperta inúmeras opiniões entre alunos, pais, especialistas e educadores. Isto porque, enquanto no passado a escola considerada "de boa qualidade" era aquela que reprovava mais, hoje a escola adequada é aquela que repensou este modelo educacional e passou a focar seu trabalho no desenvolvimento cognitivo do aluno. Avaliação planejada: aprendizagem consentida, escrito por Ivo José Both, é um livro que visa à promoção da aprendizagem escolar e retrata a necessidade do professor estar preparado para avaliar os alunos, de acordo com a particularidade de cada um deles. Nestas 190 páginas, o autor retrata as diversas opiniões existentes sobre avaliação e ensino no Brasil, além de propor atividades que podem contribuir com o processo de ensino-aprendizagem e com o domínio de conteúdos aplicados em sala de aula. Voltado a todos os educadores interessados em conhecer novas atividades orientadoras de aprendizagem e de auto-avaliação, esta publicação é dinâmica e inovadora, pois faz repensar o verdadeiro papel da avaliação escolar.