Este Manual sobre aprendizagem e memória examina o status atual dos campos da aprendizagem tradicional e da cognição, e evidencia a instigante oportunidade para a síntese de idéias. Apresenta uma cobertura completa e atualizada da pesquisa em aprendizagem e memória, desde as pesquisas clássicas em aprendizagem e memória até a abordagem das bases neurais da aprendizagem e memória. O livro contém 11 capítulos sendo 4 deles dedicados à pesquisa de aprendizagem, 1 dedicado à discussão pesquisa sobre condicionamento versus pesquisa sobre memória e à introdução do tema da memória, 3 capítulos específicos sobre memória e 3 capítulos finais sobre aquisição de habilidades, aprendizagem indutiva e aplicações à educação. As referências teóricas vêm acompanhadas por um conjunto de pesquisas experimentais bem relatadas, permitindo sua aplicação pelo professor, bem como sua reprodução pelo aluno, junto às disciplinas experimentais de aprendizagem e memória. O leitor conta ainda com gráficos e tabelas apresentando os dados experimentais de cada pesquisa possibilitando o contato direto do estudante das disciplinas de aprendizagem e memória o contato direto com a metodologia quantitativa usada na pesquisa experimental.