Esta obra representa uma possibilidade de inovar a prática docente e contribuir para a formação dos futuros profissionais de saúde. Os textos aqui reunidos impulsionam a reflexão crítica e o empoderamento de princípios, conhecimentos e práticas em situações vivenciadas pelos estudantes durante seu processo de aprendizagem numa perspectiva ativa. Atualmente relevantes políticas de incentivo a mudanças curriculares e consequentemente no processo de ensino aprendizagem, desafiam as Instituições de Ensino Superior, seus docentes e discentes, a reverem suas concepções e práticas pedagógicas, numa escala jamais vivenciada no Brasil. Nesse contexto o Portfólio é apresentado como uma metodologia, uma ferramenta pedagógica de avaliação ou até como uma forma de registro de narrativas, relatos de processos e atividades de programas, configurando experiências vividas, despertando a necessidade de reflexão sobre a prática docente na área da saúde. Este livro é resultante dessas experiências e reflexões vivenciadas por um grupo de docentes e discentes que ressignificaram suas práticas pedagógicas, estabelecendo novas relações no processo de ensino-aprendizagem a partir do uso do Portfólio.