O principal eixo norteador das discussões presentes neste livro é a relação entre a História da Matemática, a cognição matemática e a aprendizagem matemática. Seu autor amplia o foco de discussão e faz a proposição de abordagens pedagógicas da Matemática apoiadas na História, considerando algumas já discutidas em outros trabalhos de sua autoria, publicados anteriormente. Nesse sentido, faz uma discussão centrada nos aspectos epistemológicos relacionados ao uso do desenvolvimento histórico da Matemática como uma possibilidade didática de exploração dos textos históricos no seu ensino. Propõe algumas formas de ação pedagógica para o uso da História da Matemática como um reorganizador cognitivo capaz de justificar as origens e os porquês matemáticos dos conteúdos ensinados na escola, considerando que as abordagens contribuirão para as atividades docentes junto aos alunos, sob um enfoque mais investigativo e problematizador da matemática escolar. Para o autor, essas atividades investigatórias, em suas múltiplas dimensões históricas, culturais e epistemológicas, favorecem o amadurecimento dos estudantes à medida que procuram colocá-los diante de situações desafiadoras no momento em que eles procurarem investigar a solução de determinados problemas históricos ou na tentativa de compreensão de certos fenômenos ligados aos aspectos cotidiano, escolar e científico da Matemática.