Paula, Simone, Fátima e Katia há algum tempo, ao entrarem no PPGECT da UFSC, traziam consigo um desconforto em relação a algumas lacunas que a educação, em todas as áreas, acumulava quanto à formação de seus docentes e, por consequência, de seus estudantes. Disponibilizaram-se, com esforços surpreendentes, a quebrar algumas barreiras que, pela própria formação cultural, estavam enraizadas nas suas concepções epistemológicas. O ambiente da academia - todas entraram no PPGECT na mesma época, através de uma seleção altamente concorrida - e o contato permanente com as mais diversas leituras de autores contemporâneos propiciaram constantes desconfortos e ao mesmo tempo "combustível" suficiente para sentir que a educação é muito mais que apenas métodos bem comportados a serem repassados em sala de aula a alunos apassivados na espera de novas "informações" já processadas por outras cabeças pensantes. Em constante atividade também no NEPET (Núcleo de Estudos em Educação Tecnológica - www.nepet.ufsc.br) e nas orientações de suas teses que sempre tivemos coletivamente, em intervalos quase que semanais, as reflexões nos faziam alterar muitos comportamentos que a academia também perpetualizava. Sempre "brigamos" com o estabelecido e já pronto. Apreender, para nós todos, sempre foi um processo dinâmico, excitante e, acima de tudo, libertador. Bom ver que agora, em decorrência de uma disciplina do PPGECT que parece arrastar consigo os mesmos propósitos, elas organizam uma coletânea de assuntos desafiadores que, realmente, podem levar questões contemporâneas e preocupantes para o chão da escola. Com a indispensável colaboração dos dois professores da disciplina e de todos seus colegas na busca de reflexões para tão intrincados problemas, elas nos brindam com a organização deste livro. Boa leitura!