A inovação é um conceito antigo. Não existe nenhuma surpresa em afirmar que precisamos mudar constantemente se não quisermos sucumbir aos nossos concorrentes. O grande desafio está em gerenciar os conflitos e os riscos que a prática da mudança nos impõe dentro das empresas. Temos a grande oportunidade de repensar as organizações com o foco voltado para a competência das pessoas, para a eficiência dos sistemas de gestão, para a velocidade da informação e, sobretudo, para a real capacidade que as empresas possuem ou não de inovar. Precisamos estar atentos às necessidades do mercado porque não somos mais como éramos antes! Nós mudamos como gestores, como indivíduos e como sociedade. Estamos vivendo uma revolução que tenta reencontrar seu lugar no desenvolvimento humano, onde o conhecimento aporta às estratégias organizacionais vencedoras. É nesse cenário que a inovação surge novamente como um paradigma que reflete a nossa inquietação e o nosso fascínio pelo novo. Queremos viver cada dia de forma diferente. Queremos mais opções e estamos mais atentos àquilo que realmente nos faz a diferença. Queremos uma chance de reconstruir os dias e as histórias. Este livro destaca a forma do "repensar as organizações" no que tange ao ambiente, às tecnologias aplicadas, às ferramentas de capital intelectual, ao mapeamento de mercado e às estratégias de comunicação. O objetivo da obra é proporcionar ao leitor não só uma estrutura subjetiva, mas também propostas práticas para a implantação de uma gestão inovadora competente. Livro-texto para a disciplina Inovação/Inovação Organizacional do curso de Administração de Empresas. Leitura complementar para cursos de Administração, Marketing, Comunicação. Leitura recomendada a profissionais de Produção, Marketing e Propaganda, e tantos outros, principalmente gestores e funcionários que devem ter a preocupação constante de estar sempre à frente de seus concorrentes. Prefácio