Os textos reunidos neste volume resultam de duas pesquisas distintas e, de algum modo, antagônicas em seu fi m. A primeira parte do livro, resultado de sua tese de doutorado A Recriação do Mundo: a Dimensão Redentora da Música na Filosofi a de Nietzsche (ifch/Unicamp), versa sobre o arcabouço estético-fi losófi co formado por Nietzsche, Beethoven e Wagner. Já a segunda parte da obra, resultado de seu de pós-doutorado Indústria Cultural e Canção Popular no Brasil (fflch/ usp), demonstra a tentativa de pensar, na contramão de Adorno, os diferentes níveis no interior da música popular que não teriam sido colonizados pela forma-mercadoria e pelos ditames da indústria cultural. Além disso, articula, de modo sugestivo, estas proposições às concepções de música popular e ao nacionalismo de Mário de Andrade. Escrito em forma de ensaios, o livro de Henry Burnett amplia o movimento do pensamento e da canção, da linguagem e da música, “especifi cando, à música popular brasileira, mesmo aquela nitidamente comercial, aspectos do que Nietzsche pensava da arte e da canção popular, da ligação entre poesia e música, do primado da melodia e da linguagem”, nas palavras de Celso Favaretto. Henry Burnett é professor do Departamento de Filosofi a, Letras e Ciências Humanas da Unifesp. É autor do livro Cinco Prefácios para Cinco Livros Escritos: uma Autobiografi a Filosófi ca de Nietzsche e participou da coletânea Filosofemas, publicada pela Editora Fap-Unifesp.