Uma visão abrangente e consistente do universo do design de embalagens em papel, do projeto à produção: os diversos tipos de embalagem, diagramas estruturais, a organização do briefing, os aspectos de marketing, as implicações da psicologia da percepção, os processos de produção, as questões ecológicas envolvidas. Inclui ainda relação completa das normas da ABNT e links na Internet sobre o assunto. Porém, sem abandonar seu perfil de manual técnico sobre esta área cada vez mais presente para o designer, Planejamento de Embalagens de Papel também aborda os aspectos culturais e sociais da questão. "As embalagens, por meio de seu design formal e gráfico", observa o Autor, "correspondem ou não ao valor substancial que possuem, superando ou frustrando as expectativas dos indivíduos. A partir delas, podemos observar aspectos da cultura, do padrão social, do carinho, da estima, da confiança que elas e seus respectivos conteúdos transmitem — aspectos psico-sociais contidos nas embalagens, nos objetos que elas envolvem, de seus criadores e para quem estas serão enviadas".