Em um processo de Educação Continuada, como nas demais intervenções pedagógicas e de aperfeiçoamento educacional, é importante o respeito à cultura e aos saberes preexistentes dos sujeitos envolvidos. Essa foi uma das preocupações dos autores do presente trabalho, ao se dirigirem a milhares de educadores, de centenas de unidades escolares. Professores, diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos, delegados de ensino e outras lideranças educacionais foram contemplados com as ações dos projetos já realizados e que serviram de pano de fundo para os textos aqui apresentados. A valorização dos resultados deu-se por meio do diálogo entre as ações da Educação Continuada e as respostas dos envolvidos, porque estavam cotidianamente tomados pelas demandas de alunos, pais e da comunidade por eles assistidos. Partindo de uma sensibilização para iniciar as discussões dos temas e uma posterior sintonia na linguagem das questões abordadas, o resultado foi a aceitação positiva dos conceitos trabalhados. Contando com o esforço do grupo de autores, todos altamente capacitados e reconhecidos em suas especializações, temos a satisfação de tornar disponível uma obra eminentemente referencial e prática. Uma proposta de ação e mudança, que leva em consideração a importância do envolvimento coletivo.