Uma análise da educação no contexto nacional, especialmente depois da implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é a proposta do livro organizado pelo grupo de professoras do curso de Pedagogia. A responsabilidade dos docentes nos processos de formação e desenvolvimento físico, intelectual e moral dos estudantes que passam, pelo menos, oito anos na escola é analisada sob vários aspectos. Para abordar essa complexidade de temas e suscitar o debate de questionamentos que envolvem o processo de ensino-aprendizagem, o livro está dividido em quatro partes. No primeiro capítulo, resgata o mapa temático e temporal dos periódicos nacionais publicados entre 1982 e 2000 para, a seguir, abordar a questão dos sujeitos do processo ensino-aprendizagem, com suas diferentes linguagens, concepções societais e posturais em face da realidade. Na terceira parte, apresenta artigos que referem o ser/fazer docente e a importância desse exercício à medida que incentiva nos sujeitos o desenvolvimento político para a responsabilidade e a cidadania. Ao final, traz estudos sobre a Educação Especial, cujas reflexões, pautadas em dados pesquisados, demonstram implicações bastante didáticas para os leitores. É fonte de consulta para todos que se preocupam com a educação no País.