Do comboio de prisioneiros que o levou até o campo de Víchera, nos Montes Urais, em 1929, até a longa viagem de trem de Irkutsk a Moscou, em 1953, quando ele finalmente retorna de seu calvário nas geladas minas de Kolimá, no leste da Sibéria, Varlam Chalámov registra, nos 28 contos de O artista da pá, a luta pela sobrevivência no contexto de uma das maiores tragédias da humanidade: os campos de trabalhos forçados na União Soviética stalinista, onde morreram milhões de pessoas. Enquanto alguns autores da literatura de testemunho, como Soljenítsin, buscam um retrato abrangente e moralizante do ocorrido, pregando a redenção por meio do sofrimento, Chalámov vai na direção oposta: sua narrativa seca e objetiva, de ascendência tchekhoviana, expõe os detalhes de cada situação vivida por ele e seus colegas de prisão, deixando uma marca indelével na memória dos leitores. Seu estilo - descrito pelo próprio autor no ensaio "Sobre a prosa", recolhido ao final deste terceiro volume da série Contos de Kolimá - vem conquistando cada vez mais admiradores, como a Prêmio Nobel de Literatura de 2015, Svetlana Aleksiévitch, que considera Chalámov "o maior escritor do século XX".Considerado o maior escritor do seculo XX pela vencedora do Premio Nobel de Literatura de 2015, Svetlana Aleksievitch, Varlam Chalamov (1907-1982) registra nos 28 contos de O artista da pa a luta pela sobrevivencia no contexto de uma das maiores tragedias da humanidade: os campos de trabalhos forcados na Uniao Sovietica stalinista, onde morreram milhoes de pessoas. Seu estilo seco e objetivo - descrito pelo proprio autor no ensaio Sobre a prosa , recolhido ao final deste terceiro volume da serie Contos de Kolima - expoe os detalhes de cada situacao vivida por ele e seus colegas de prisao, deixando uma marca indelevel na memoria dos leitores.Considerado o maior escritor do seculo XX pela vencedora do Premio Nobel de Literatura de 2015, Svetlana Aleksievitch, Varlam Chalamov (1907-1982) registra nos 28 contos de O artista da pa a luta pela sobrevivencia no contexto de uma das maiores tragedias da humanidade: os campos de trabalhos forcados na Uniao Sovietica stalinista, onde morreram milhoes de pessoas. Seu estilo seco e objetivo - descrito pelo proprio autor no ensaio Sobre a prosa , recolhido ao final deste terceiro volume da serie Contos de Kolima - expoe os detalhes de cada situacao vivida por ele e seus colegas de prisao, deixando uma marca indelevel na memoria dos leitores.