Os estudos que compõem os capítulos deste livro partem do pressuposto de que as questões abordadas na área da Semântica muito podem contribuir para as práticas de ensino da língua portuguesa. Pretendemos, com esta obra, possibilitar a reflexão sobre o ensino de diferentes fenômenos semânticos, a exemplo das relações lexicais, da pressuposição ou da polifonia, demonstrando como isso pode ser realizado no contexto de sala de aula, pautando-nos tanto em relatos de experiências já realizadas quanto em discussões teóricas com propostas aplicáveis à didatização de determinados gêneros discursivos. É nesse sentido que mostramos um pouco do resultado das investigações advindas de dois diferentes projetos que investigam o ensino de diferentes fenômenos semânticos, aplicando-os, em diferentes perspectivas e em diferentes proporções, ao contexto didático. São eles: Semântica e Ensino e Estudos Semântico-Argumentativos de Gêneros do Discurso: gêneros acadêmicos e formulaicos, que agrega o subprojeto Ensino de Leitura e de Produção de Gêneros do Discurso: perspectiva semântico-discursiva, a partir de Sequências Didáticas. Acrescenta-se a esses resultados a colaboração de outros professores que compartilham o interesse pela discussão aqui proposta. Enfim, como fio condutor da proposta, os capítulos que apresentamos se organizam a partir da escolha de tópico da semântica, seja na linha da semântica lexical ou da semântica argumentativa, relacionando-o a um ou mais gêneros textuais específicos, com a finalidade de promover a discussão sobre o ensino.