A palavra Ensino tem raiz etimológica latina: signum. Ou seja: assinalar, marcar, apontar, direcionar, conduzir. Em um contexto intercultural contemporâneo, onde frequentemente outros sinais insistem em apontar trilhas, com o Ensino estes competem! Sobre aos que se entregam ao ofício desafiador de esmerar e apurar os conhecimentos, recai, em consequência, a responsabilidade não apenas de indicar, mas de ser, em muitas das vezes, o próprio caminho. Se todo itinerário leva a um ponto de chegada, a uma afluência, a uma sinaxe, foi de um belo encontro e posterior comprometimento, que pós-graduandos e professores de importantes Universidades apostaram no desafio de juntos partilharem suas experiências, através desta publicação! Os capítulos foram confabulados em uma perspectiva que vai além da dicotomia entre a aquisição e transmissão de conhecimentos formais, para poder lançar luzes e oferecer elementos para uma reflexão teórica acerca da práxis docente que extrapola os parâmetros de um modo retesado de ensinar, aprender e instruir. Em decorrência disso, neste ajuntamento de novos e maturados autores, ideias foram sendo lançadas, motes investigativos foram sendo disseminados e discutidos, compondo um quadro de reinvindicação epistemológica plural, que deu o rosto dessa obra.