A presente obra investiga a produção e a aprendizagem da História fora do espaço escolar, considerando lugares distintos como os museus, os teatros, os centros históricos e os espaços urbanos em geral. Além disso, objetiva mediar a relação dos estudantes com o Centro Histórico de Cuiabá e seu entorno, área que abriga cerca de 400 edificações que preservam um conjunto arquitetônico remanescente dos séculos XVIII, XIX e XX, e mantém íntegro o traçado urbano colonial em Cuiabá, por meio de práticas educativas formais no Ensino de História, produzindo diálogo entre o patrimônio histórico e a escola, ao contemplar espaços de memória da cidade no currículo. Tais espaços, aqui contemplados, são as igrejas do Centro Histórico de Cuiabá e seu entorno, tombadas e protegidas como patrimônio histórico e cultural da cidade, localizadas no perímetro do Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico da Cidade de Cuiabá (MT), constantes no Processo de Tombamento n.º 1.180-T-85, [...]