Esta obra consolida e atualiza uma gama de instruções sedimentadas ao longo dos anos. O autor leva ao leitor uma visão geral e prática sobre duas contribuições que afetam praticamente a totalidade das empresas: a contribuição para o PIS-Pasep e a Cofins. O livro encontra-se atualizado pela Lei nº 12.973/2014 que adaptou as bases das contribuições aos novos critérios contábeis, tendo em vista que o referido diploma legal equacionou as bases de cálculo das referidas contribuições ao novo conceito de receita bruta trazida pela mesma lei. Agora, a legislação do PIS/COFINS recepciona, por exemplo, os conceitos e valores do ajuste a valor presente (AVP). No entanto, ficou estabelecido que o AVP embora receba tratamento de receita financeira para fins contábeis, para fins fiscais deverá compor a receita bruta. Em formato de livro de arte, "Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais" reúne ensaios sobre produções de diferentes épocas e formatos, escolhidos em votação realizada no primeiro semestre de 2017, da qual participaram integrantes da Abraccine e convidados. A publicação conta ainda com 20 textos sobre personagens e movimentos importantes na história do documentário no Brasil - gênero este que mais se desenvolveu nos últimos 20 anos, ampliando o número de filmes no mercado exibidor a partir do acesso à tecnologia digital. Entre os mais de 100 autores do livro estão nomes ligados à crítica, ao ensino e à pesquisa de cinema, como lsmail Xavier, Fernão Ramos, Maria Dôra Mourão, José Geraldo Couto, João Luiz Vieira, Carlos Alberto Mattos, Luiz Zanin Oricchio, Hernani Heffner, Eduardo Morettin, Alfredo Manevy, Maria do Socorro, Pedro Butcher, Sérgio Moriconi, Pablo Villaça, Ângela Prysthon, Rodrigo Fonseca, Maria do Rosário Caetano, Marcelo Janot, Cléber Eduardo, Junia Torres e Ilana Feldman. Fartamente ilustrada, a luxuosa edição parte dos pioneiros do gênero no Brasil, que desbravaram o interior em busca de imagens nos anos de 1910, como Silvino Santos e o Major Thomas Reis. A evolução do formato passa por Humberto Mauro, à frente do Instituto Nacional do Cinema Educativo (Ince), pelos fundadores do Cinema Novo e de realizadores que focaram suas câmeras para a problemática social do Nordeste. Nomes fundamentais ganham capítulos especiais, como Eduardo Coutinho ("Cabra Marado para Morrer"), Andrea Tonacci ("Serras da Desordem", Silvio Tendler ("Jango"), Sylvio Back ("A Guerra dos Pelados") e os irmãos João Moreira e Walter Salles ("Santiago"). O livro também se detém na representação das mulheres, dos negros, dos indígenas e da periferia no documentário e aborda a presença do gênero no desenvolvimento do cinema experimental, da Boca do Lixo e da videoarte.