A presente obra é indicada, tanto para iniciantes no estudo da música, quanto para profissionais, pois elucida, de modo claro e preciso, matérias que normalmente são controversas, expostas de maneira imprecisa, obscura ou simplesmente não comentadas por diversos autores da teoria musical, assim, o professor Luiz Alfredo Garcia escolhe uma linguagem direta e didática que leva o leitor à rápida compreensão. O livro possui uma visão coerente com o título e com a possível estruturação da música através dos tempos. As estruturas rítmicas remetem a possível iniciação do ser humano na música através da linguagem rítmica; as estruturas melódicas são colocadas logo após mostrando um provável caminho em direção a uma estrutura horizontal mais complexa e, por fim, as estruturas harmônicas coroam essa complexidade demonstrando a elaboração da escrita vertical por completo.Toda a obra apela para a visão contextualista que sempre lembra ao leitor que não existe uma verdade incontestável mesmo no mundo musical. As verdades são relativas dependendo do contexto nas quais estão inseridas. As várias possibildades de grafia musical também são comentadas pelo autor que apresenta outras formas de a música ser grafada. Essa variedade de maneiras serve para lembrar que a grafia musical tradicional, apesar de ser a mais difundida, não é a única existente e que há muitas outras possibilidades. Por fim, os inúmeros exemplos musicais e solfejos mostram-se como mais um fator de ajuda no entendimento das matérias apresentadas.