As atividades apresentadas têm sido aplicadas por milhares de famílias durante os últimos 20 anos, ajudando a utilizar as rotinas cotidianas e o tempo e as situações naturais do convívio familiar, facilitando os processos de estimulação comunicativa de crianças com TEA e melhorando a qualidade de vida familiar. O texto se complementa com as anedotas e as reflexões de uma mãe e um pai em permanente aprendizagem do que significa viver com uma pessoa com TEA, convivendo com um estilo diferente de viver, com desafios, dúvidas, questionamentos e avanços cotidianos que orientam a valorar as coisas mais importantes de serem pais de uma pessoa com TEA (ou qualquer outro transtorno) e de aceitar amorosamente a diferença. O modelo de intervenção comunicativa descrito neste livro foi especificamente desenvolvido para ser ensinado não somente a profissionais da área dos TEA Transtornos do Espectro Autista, transtornos do desenvolvimento e transtornos da comunicação e da linguagem mas também às famílias. Nos últimos anos, os autores têm aplicado o sistema de coaching familiar, ensinando aos pais e demais membros das famílias como estimular o desenvolvimento comunicativo, cognitivo e o controle emocional de crianças com autismo severo, moderado e leve e outros casos de patologias que afetam a comunicação e a interação social (síndrome de Down, Angelman, X Frágil etc.). O enfoque tem fundamentos na Neurociência da linguagem e da comunicação, na linguística cognitiva e na própria experiência dos autores como pais de um menino com TEA severo. As estratégias e atividades apresentadas foram desenvolvidas para facilitar o convívio das famílias com seus filhos com TEA, usando materiais simples, utilizando as rotinas do cotidiano, tanto em casa quanto na escola. O enfoque de ACME forma parte de uma série de pesquisas que está sendo desenvolvida por diferentes universidades no Chile e de programas de mestrado em TEA, sendo utilizada por clínicos, professores e famílias em geral.