Um dos marcos de maior relevância do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida é a aquisição da linguagem. O fonoaudiólogo que atua no atendimento infantil encontra com facilidade escalas de avaliação da linguagem para crianças em idade pré-escolar e escolar; porém, são poucos os instrumentos que avaliam o processo de desenvolvimento da linguagem em idades inferiores a dois anos (BÜHLER, 2008). Pensando nisso, o Comunica Baby foi desenvolvido, com base no Protocolo de Observação do Desenvolvimento Cognitivo e da Linguagem Expressiva (BÜHLER et al., 2008). O protocolo baseia-se nos pressupostos da Epistemologia Genética, inicialmente concebida nos estudos de Piaget. Segundo este modelo teórico, o desenvolvimento de linguagem tem relação direta com a construção do conhecimento, da cognição. Assim, o desenvolvimento é visto como um processo, que segue uma hierarquia nas aquisições e que tem caráter cumulativo. Nesse processo, a linguagem se desenvolve a partir da construção de noções cognitivas como a permanência do objeto, a imitação diferida e a formação da imagem mental, que tornam possível a capacidade de representação. Com a representação e a imagem mental, a linguagem passa a servir ao pensamento, organizando-o, o que permite ao indivíduo expressar o conhecimento já construído e/ou em construção (FLABIANO, 2010). O desafio do desenvolvimento do Comunica Baby foi justamente elaborar um instrumento que desse conta, ao mesmo tempo, da quantificação deste complexo fenômeno, sem desconsiderar os aspectos qualitativos individuais de cada criança.