Parte I - Percursos históricos da Psicologia e Educação; Capítulos: 1. Psicologia e Educação no Brasil: uma análise histórica; 2. Psicologia e Educação no Brasil no início do século XX: o diálogo com especialistas europeus, o olhar sobre a cultura brasileira; 3. Ensino de Psicologia na Educação básica brasileira e relações curriculares; Parte II - Aproximações teóricas entre Psicologia e Educação; Capítulos: 4. Formas e estruturas da abstração reflexionante e o problema do reconhecer; 5. A psicogenética walloniana e sua contribuição para a Educação; 6. Formação do psicólogo para atuar na instituição de ensino: a queixa escolar em questão; 7. A ciência da aprendizagem e a arte de ensinar: com a palavra, Skinner; 8. Contribuições da Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura ao contexto educativo; 9. Desafios da Psicologia e Educação entre a macro e a micropolítica; Parte III - Desafios cotidianos em contextos educativos; Capítulos: 10. Psicologia, trabalho institucional e medicalização: perigos e apostasy; 11. Juventude, exclusão e processos educativos; 12. Desafios cotidianos em contextos educativos: a difícil formação de psicólogos para a realidade brasileira; 13. Psicologia e Educação e a questão da América Latina