Não obstante esta ser uma instituição recente, se comparada à temporalidade das outras instituições quecompõem o Ministério da Defesa no Brasil, a ESG também se caracteriza como uma das mais complexas,pois sua concepção diversa possibilita analisá-la por abordagens, ângulos e campos do conhecimentodistintos. Esta tese procura evidenciar a influência maçônica presente na prática pedagógica e simbólica daEscola Superior de Guerra, especialmente no período 1949-1961, marcado pela sua formação e daconstrução de suas bases pedagógico-filosóficas, principalmente pela ação do Almirante Benjamin Sodré.Pretende-se ressaltar que a incorporação de práticas maçônicas veio a fazer parte do cotidiano da própriaEscola, uma vez que seus cursos não objetivavam apenas a formação acadêmica, mas também fomentar umsentido de pertencimento e a criação de uma rede de confiança nacional entre seus ex-estagiários,materializada pela sua Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra, a ADESG. Pretende-seelucidar a maneira pela qual esta instituição, conhecida pela denominação “Escola”, foi sendo organizada aolongo dos seus primeiros anos, constituindo-se como um espaço de sociabilidade e convergência entre civise militares no intuito de manter uma esfera pública de debates, orientando-se por influenciar e resolverentraves em assuntos governamentais.