Este livro reúne artigos de pesquisadores nacionais e internacionais em torno da temática da alfabetização/literacia científica. Essa temática quando inserida nas situações educativas em sala de aula da educação básica demanda uma abordagem em que os conteúdos científicos sejam ressignificados em um contexto sócio-cultural que permite aos estudantes compreenderem os processos da natureza sob a perspectiva dos processos da vida cidadã. Assim, o desafio desta obra: Ensino de Ciências: múltiplas perspectivas, diferentes olhares é oferecer ao leitor reflexões sobre as possíveis inserções de atividades de ensino e de aprendizagem das Ciências no contexto escolar, promovendo a construção e aperfeiçoamento da cidadania dos estudantes da educação básica. Desse modo, os autores, nos seus respectivos capítulos, abordam a temática da alfabetização/literacia científica sob diferentes enfoques, demonstrando a complexidade do tema e as possíveis tendências que a área do ensino de Ciências pode seguir para que atenda às demandas formativas de cidadania dos estudantes em sala de aula. O livro destina-se a professores formadores de professores, estudantes de licenciatura e pesquisadores do ensino de Ciências preocupados em compreender as possíveis inovações que podem ser implementadas no processo de ensino e aprendizagem das Ciências em uma sociedade transformada e transformadora em que as demandas formativas dos estudantes da escola básica se modificam de modo rápido, complexo e incerto.