Conceitos científicos são construções históricas e culturais com significados particulares e relativamente estáveis, relacionando-se com os conceitos espontâneos dos sujeitos, que são adquiridos pelas suas experiências cotidianas: a sua relação com os conceitos espontâneos encontra-se no fato destes situarem-se entre o conceito científico e seu objeto, modificando-se e adquirindo todo um conjunto novo de relações com outros conceitos e também com o objeto. O olhar voltado para a Zona de Desenvolvimento Proximal como uma zona de desempenho assistido e de construção do conhecimento reforça a tese da abordagem histórico-cultural sobre a importância do método genético. Esse método subentende a inclusão dos níveis históricos, ontogenéticos e microgenéticos de análise para a compreensão de como os sujeitos atuam sobre e sofrem a ação dos aspectos sociais e culturais na construção da sua subjetividade. Esse texto pode trazer contribuições para professores da educação básica e pesquisadores em Educação em Ciências ao apresentar um enfoque metodológico apoiado em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, como alternativa para a análise do processo de ensino em aulas de Ciências.