As regiões estão assumindo um novo papel na economia nacional. Torna-se importante, nesse cenário de diversidade do país, promover e estimular as pesquisas que se desenvolvem fora do eixo Rio-São Paulo. E foi com esse propósito que ocorreu o XI Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional (Regiocom'2006), na Universidade Metodista de São Paulo, com o apoio da FAPESP. Um importante aspecto para compreensão da mídia brasileira é a análise das regiões, a partir de seus dados demográficos e econômicos. Mas é necessário salientar que isso não está relacionado somente a esses indicadores. Apesar das dificuldades enfrentadas pela economia brasileira nos últimos cinco anos, com seu conseqüente impacto no desenvolvimento midiático, sinais de desconcentração já podem ser observados fora do eixo Rio-São Paulo. É um novo mapa da mídia nacional que está sendo desenhado e resultados significativos podem ser conhecidos nas reflexões disponibilizadas neste volume. Essas pesquisas extrapolam as grandes áreas do território nacional e, geralmente, não são objeto de pesquisas sistemáticas por parte dos Institutos de Pesquisa, Instituições de Ensino e do próprio sistema Midiático Nacional. As contribuições disponibilizadas neste livro preenchem uma lacuna importante para aqueles que têm na mídia regional o seu objeto de pesquisa e reflexão. Maria Cristina Gobbi.