Os autores conhecem bem o mundo complexo da observação e da educação das crianças. Conhecem-no mesmo muito bem, uma vez que participaram em inúmeras investigações e, muito recentemente, na elaboração dos critérios que permitem a revisão do exame psicomotor dos primeiros anos de vida das crianças. Este trabalho relata um conjunto de observações em situação real e de experiências realizadas com crianças muito pequenas a partir do comando interno (auto-organização) e não do modelo do comando externo (estimulação). Daí o título "Jardim-escola" utilizado por oposição ao de "escola". Os leitores, quer sejam docentes ou pais, poderão ver, com a ajuda de numerosas fotografias e relações de actividades, de que modo a criança constrói, por iniciativa própria, a sua pessoa e o seu conhecimento do mundo quando o ambiente é favorável e os pais acedem a deixá-la agir em paz com os seus colegas. ANDRÉE MAIGRE é diplomada pela Universidade de Montreal (Canadá). MARIE-HÉLÈNE COELHO é psicóloga e presidente do GIEIDE Grupo Internacional de Estudos e de Intervenção em Dinâmica da Educação. PIERRE VAYER, Doutor em Ciências da Educação e professor de Psicologia. Foi director de investigação no Instituto Piaget até 2001, ano da sua morte. De sua autoria e co-autoria o Instituto Piaget publicou: Como a Criança Aprende; O Diálogo Corporal; Psicologia Actual e Desenvolvimento da Criança; Dinâmica da Acção Educativa; Lógica da Vida e Educação e A Integração da Criança deficiente na Classe.