Dez anos após a publicação da primeira edição de Computação Gráfica para Programadores Java, esta linguagem de programação é cada vez mais a adotada em muitos domínios industriais e de negócios. Assim, a habilidade de desenvolver aplicações de computação gráfica usando Java tem estado sob grande demanda, mas em surpreendente falta nos currículos de ciência da computação. Enquanto isso, nos últimos seis anos o co-autor tem lecionado Computação Gráfica na sua atual universidade, usando a primeira edição deste livro, e assim concluiu que havia necessidade de atualizá-lo. Decidimos então escrever conjuntamente a segunda edição. Esta edição continua com o assunto principal da primeira, ou seja, programação gráfica em Java, com muito código-fonte disponível para o leitor. A nova edição foi, entretanto, atualizada da seguinte maneira: 1) O conteúdo de alguns capítulos foi atualizado, como resultado dos anos de experiência dos autores em sala de aula e dos comentários dos nossos alunos. 2) Um manual do professor foi criado, incluindo dispositivos para aulas e respostas às questões dos exercícios. 3) O Capítulo 8 foi substituído por um novo capítulo cobrindo o tópico dos fractais. 4) Uma versão beta de um pacote de software foi adicionada, para demonstrar o mecanismo de diferentes algoritmos e conceitos introduzidos no livro. 5) Exemplos mais ilustrativos foram incluídos em diversos capítulos e vários pequenos erros da primeira edição foram corrigidos.