"De maneira concisa, Cynthia Montgomery explica como estratégia e execução devem andar de mãos dadas. O estrategista vai direto ao que interessa e supera livros muito mais extensos sobre o assunto." - Financial Times. Todo mundo sabe que é a estratégia que move um negócio. No entanto, nos últimos anos a função do estrategista foi retirada do topo da organização e relegada a especialistas terceirizados. Cynthia Montgomery escreveu este livro para convocar todos os líderes a reassumirem seu papel de estrategistas. A partir de sua experiência como professora da Harvard Business School, ela propõe uma reflexão sobre a posição que ocupam e sobre o propósito da organização que comandam. Para ela, a estratégia não é apenas uma ferramenta usada para vencer a concorrência, mas sobretudo um sistema de criação de valor: a maneira mais poderosa que um líder tem de moldar a própria empresa. Ela define a estratégia como aquilo que sustenta a vantagem competitiva e a singularidade de um negócio, e afirma que não se trata de algo fixo, um problema a ser resolvido e abandonado depois, mas de algo que evolui e está sempre em transformação. Por meio da discussão de casos e da análise dos dilemas reais de seus alunos, a autora esclarece por que é tão importante ter uma estratégia bem-elaborada e o que é necessário para desenvolvê-la. Também revela como dirigentes de grandes organizações abraçaram seu papel estratégico e levaram ao sucesso algumas das companhias mais icônicas de nosso tempo. "Todos os executivos devem se perguntar se são estrategistas, pois a estratégia é o sustentáculo de qualquer organização. Por mais que você e seus funcionários trabalhem duro, por mais maravilhosa que seja a cultura da empresa, por mais que suas motivações ou seus produtos sejam bons, se você não tiver uma boa estratégia, todo o resto estará em risco."Cynthia Montgomery trabalhou com líderes de diversos setores, como professora e consultora. Enquanto estudava e analisava seus negócios, ela começou a questionar alguns dos preceitos básicos da estratégia, observando a maneira como era elaborada e quais profissionais se encarregavam dessa tarefa. Tudo isso a deixou convencida de que estava na hora de mudar. A estratégia deveria ser abordada de modo diferente e seu processo de criação não podia mais consistir numa atividade mecânica e analítica, delegada a terceiros, mas ser algo mais profundo, significativo e recompensador para o líder. "O Estrategista" apresenta a todos os empresários e executivos - sejam eles de organizações multinacionais ou de pequenos negócios - as ideias valiosas que Cynthia compartilha com seus alunos no curso OPM (Owner/President Management) da Harvard Business School.