Esta obra é uma adaptação da tese de doutoramento de Ercio Sena, que tive o prazer de orientar no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC Minas. Sua publicação é bastante oportuna, em função da atualidade de sua temática e da relevância da abordagem proposta. Com formação acadêmica e experiência docente na área de comunicação social, e mais, com visão crítica de cidadão e profissional atuante nos campos da política e da educação, o autor desenvolve uma análise perspicaz do papel do dispositivo televisivo na construção argumentativa do Programa Criança Esperança. Para tanto, Ercio agregou ao seu amplo conhecimento sobre esse objeto o estudo das teorias da argumentação e da análise do discurso, cujas categorias lhe serviram de fundamentação teórico-metodológica para a pesquisa desenvolvida. Conjugando rigor acadêmico e sensibilidade social, este trabalho possibilita conhecer as estratégias discursivas utilizadas na construção midiática do programa, com vistas a conquistar a adesão do seu público alvo, através de diferentes recursos semióticos e lingüísticos, os quais engendram uma rede de vínculos simbólicos. Numa sociedade marcada pela midiatização das relações sociais e, conseqüentemente, pela criação de simulacros do espaço público, a leitura desta obra é um convite à reflexão crítica sobre o papel da televisão nesse processo.