Num mercado de muitos livros sobre metodologia, este trabalho, nascido da experiência do autor como orientador de estudos e de professor de introdução aos estudos filosóficos e/ou teológicos, trilha caminho próprio. Remonta a uma tradição das ordens jesuítica e dominicana de cultivar a vida intelectual como um todo. É um texto teórico-prático. Teórico, porque se oferecem elementos para iluminar a inteligência a respeito da complexidade da vida e da vocação intelectual nos dias de hoje. Prático, porque sugere exercícios a serem feitos pelo leitor, para que se aperfeiçoe nas atividades do espírito. É lógico e didático. Lógico, porque pretende criar um hábito da mente que sirva para todas as atividades relacionadas com o universo do saber. Didático, porque quer ser uma ajuda de racionalização e organização dos recursos objetivos de que as pessoas dispõem para chegar à maturidade intelectual. Numa primeira parte, indicam-se os hábitos e atitudes mentais próprios da vida intelectual e oferecem-se alguns elementos simples de natureza epistemológica. Numa segunda parte, o objetivo é apetrechar o estudante com elementos didáticos para melhorar seu desempenho nos estudos. Sem privilegiar a confecção de monografia, que seria objetivo de um outro tipo de curso e texto, não se deixa de apresentar alguns elementos para o estudante elaborar trabalhos escolares com maior rigor e ordem. O texto oferece explanações, dinâmicas, exercícios, bibliografias, além de citações de fontes que elucidam o assunto.