analisar a obra de cora coralina ou, melhor dizendo, da senhora ana lins dos guimarães peixoto bretas, nascida em goiás-go, a 20 de agosto de 1889, é uma empreitada que merece todo nosso respeito e admiração. afinal, trata-se de trilhar caminhos que a crítica pouco faz, é seguir por estradas desconhecidas para iluminar uma obra que merece ser conhecida por públicos cada vez maiores. esse percurso é o que faz a professora eliana palomares, com o mesmo rigor e talento com que conduz seu trabalho como docente em universidades da região do grande abc, onde tive não somente o prazer de a conhecer como de partilhar a docência em um curso de letras, paixão que assola tanto a ela quanto a mim. fruto de suas pesquisas para a obtenção do título de mestre, a presente pesquisa, revista, agora, para publicação, lança luzes sobre uma faceta da escritora que muitos não conhecem: a contista cora coralina. conhecida por sua poesia, elogiada por críticos e colegas, como o fez carlos drummond de andrade, seus contos não tiveram ainda estudos sistemáticos por parte da crítica, que prefere tratar de sua poesia. somente esse fato dá relevância e importância ao trabalho, potencializado pelo fôlego crítico da autora, que apresenta, em sua obra, primeiro as raízes e evolução do conto – sem deixar de lado sua vertente fantástica – para, finalmente, debruçar-se sobre a obra de cora, em uma proposta de abordagem séria e abrangente. marcos júlio (do prefácio).